quarta-feira, 22 de outubro de 2008

PROJETO MAIS EDUCAÇÃO

Programa Pernambuco terá educação integrada em quatro municípiosPublicado em 02.04.2008, às 16h31
Mais tempo na escola poderá mudar índices baixos
Leia Mais
» Confira relação de escolas beneficiadas
Leia Mais
» Pernambuco tem pior índice de avaliação de 5ª a 8ª
Do JC OnLine
Oferecer atividades diárias depois das aulas, mantendo o aluno por mais tempo na escola, será a fórmula encontrada pelo Ministério da Educação para mudar o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) em escolas públicas que estão abaixo da média nacional. Em Pernambuco, quatro cidades foram escolhidas para iniciar o Programa Mais Educação: Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. Nenhum desses municípios atingiu o índice de 3,8, considerado mínimo pelo MEC. Para se ter uma idéia da situação pernambucana, da 5ª a 8ª série, o Estado com pior Ideb é Pernambuco, com 2,4. Com o programa, cerca de 1,4 milhão de alunos terão atividades extras a partir do segundo semestre deste ano. Foram escolhidas escolas localizadas em capitais e regiões metropolitanas, com população acima de 200 mil habitantes. Terão prioridade os municípios com Ideb abaixo de 2,9. A 1ª Vídeoconferência de Gestores do Programa Mais Educação acontece nesta quinta-feira (3), no Hotel 7 Colinas, em Olinda, das 8h30 às 12h. De acordo com uma das diretoras da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), Jaqueline Moll, o objetivo do encontro é mobilizar os municípios e esclarecer dúvidas dos gestores sobre o programa.
IDEB

Recife
Jaboatão
Paulista
Olinda
Anos iniciais
3,2
2,8
3,3
3,1
Anos Finais
2,8
2,6
2,7
2,4
Para o MEC, a perspectiva da educação integral vai além de aulas de reforço ou atendimento individualizado. É uma ação que articula o projeto da escola com atividades esportivas, informática, arte, música, teatro, artesanato, entre outros, para melhorar a aprendizagem dos alunos. "É dar espaço para a educação integral e cidadã, que vai além da educação escolar", explica Jaqueline Moll.
Com o Mais Educação, os estudantes do ensino fundamental terão prioridade nos programas de seis ministérios e da Secretaria Nacional da Juventude. Eles vão entrar, por exemplo, no programa 2º Tempo do Ministério dos Esportes; no projeto de inclusão digital do Ministério de Ciência e Tecnologia e em oficinas de arte e música do Ministério da Cultura.
Além das cidades pernambucanas, o Mais Educação terá, a partir de agosto, nas seguintes cidades: Rio Branco (AC), Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), Salvador (BA), Caucaia e Fortaleza (CE), Vitória (ES), Goiânia (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ribeirão das Neves (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Ananindeua e Belém (PA), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Curitiba e São José dos Pinhais (PR), Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé, Niterói, Nova Iguaçu, São João do Meriti, Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ), Natal (RN), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Viamão (RS), Florianópolis (SC), Aracaju (SE), São Paulo (SP), Palmas (TO), região metropolitana de Brasília (DF).
ÍNDICE - O Ideb é um indicador criado para orientar o direcionamento de verbas da educação. Divulgado no ano passado, apenas uma minoria de cidades (243) conseguiu obter, nas duas etapas (1ª a 4ª série e 5ª a 8ª série) do ensino fundamental oferecido pelas redes municipais, média igual ou superior a 5 (a escala vai de zero a dez).
O Ideb atual dos municípios, Estados e do Brasil em geral foi calculado com base em dados de 2005 da Prova Brasil e do Saeb, avaliações conduzidas pelo MEC a cada dois anos.

Nenhum comentário: